Saturday, January 16, 2021

A lenda do Kraken

 

KRAKEN: A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO MONSTRO LENDÁRIO

MITOLOGIA: KRAKEN



A lenda do Kraken surgiu após várias embarcações terem sido atacadas e muitas afundadas nos mares da Noruega e Islândia. 
Um criatura que navegava pelo oceano, sempre a espreita em águas profundas. O Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigante, com tentáculos enormes, sendo uma criatura tão gigantesca que era muitas vezes confundida com uma ilha. 
Era uma criatura extremamente temida pelos marinheiros. Ela causava um redemoinho no mar toda vez que mergulhava, esse era o maior perigo para os marinheiro. O Kraken afundava os navios piratas e todos aqueles que invadissem o seu espaço.


Existem muitas outras lendas em torno do Kraken, incluindo a minha preferida: Dizem que ele foi um erro do Deus Poseidon, que foi escondido por seu criador nas profundezas do oceano, onde ninguém poderia encontra-lo, ficando preso para sempre.
Aprisionado em seu único lar, ele procriou e evoluiu e hoje, todas as lulas que nós conhecemos, são crias do Kraken, seus filhos. Hoje somos vigiados através dos olhos de seus filhos, ele vigia todo o mar e procura uma oportunidade para um dia retornar.




“Essa criatura é semelhante a uma lula imensa, com um corpo retilíneo, dois olhos arregalados e uma massa de tentáculos. Sob os trovões da superfície, nas profundezas do mar abissal, o Kraken dorme sempiterno e sossegado sono sem sonhos. Pálidos reflexos se agitam ao redor de sua forma obscura;  vastas esponjas de milenar crescimento e alturas e inflam sobre ele, e no fundo da luz enfermiça polvos inumeráveis e enormes agitam com braços gigantescos a verdosa imobilidade de secretas celas e grutas maravilhosas. Jaz ali por séculos e ali continuará adormecido, cevando-se de imensos vermes marinhos, até que o fogo do Juízo Final aqueça o abismo. Então para ser visto por homens e por anjos, rugindo surgirá e morrerá na superfície.”
(Alfred Lord Tennyson, em seu poema The Kraken)
Gostaria de falar que o Kraken se mantém presente na mitologia, como algo "fantasioso", mas lulas gigantes existem sim. Aí cabe a você leitor, no que você prefere acreditar?.

Os mitos são histórias baseadas em tradições antigas, passadas de geração em geração, lendas feitas para explicar a criação do universo, do mundo, de todos os fenômenos naturais, da nossa própria existência.


*Mitologia é o estudo dos mitos e lendas de uma cultura em particular, acreditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças. *
De acordo com a mitologia escandinava, existe uma criatura marinha enorme chamada Kraken. Essa criatura é descrita como um povo gigantesco, assustador, ou como um ser parecido com uma lula que destroça navios. Mas o que essa história tem de verdade? Existem algum animal que se assemelha a esse ser assustador? É o que veremos neste artigo. Segundo algumas histórias, o Kraken era tão grande que seu corpo podia ser confundido com uma ilha. Mas existe alguma chance de um animal real existir por trás dessas lendas assustadoras?

Registros históricos A primeira vez que o nome Kraken é mencionado é na Örvar-Oddr, uma história irlandesa que fala de dois monstros marinhos, o Hafgufa (névoa do mar) e o Lyngbakr (dorso da urze). Hafgufa provavelmente é uma referência ao Kraken. Em 1250, um trabalho científico irlandês Konungs skuggsja falou sobre a criatura, dizendo que se existia somente dois porque não conseguiam se reproduzir. O trabalho ainda explicou que o Kraken prenderia peixes ao esticar seu pescoço como um arroto. Há informações também que essa criatura emitia um forte cheiro quando ia se alimentar.


A grande coleta de peixes do Kraken foi entendida pelos marinheiros como uma forma de ameaça-los, para que eles ficassem longe. No Systema Naturae (1735), uma classificação taxonômica de organismos vivos pelo botânico, médico e zoólogo sueco Carolus Linnaeus, o Kraken foi classificado como um cefalópode, com um nome científico Microcosmus marinus. No mesmo livro, o Kraken é considerado um monstro único, que habita os mares da Noruega.
O que o Kraken era? O historiador dinamarquês Erik Pontoppidan descreveu o Kraken como uma fera redonda, plana e cheia de armas ou galhos, mais surpreendente que toda a criação animal. Contudo, grande parte dos estudos já feitos sobre a criatura afirmam que ela é uma mistura de espécies de polvo ou lula, como a lula Humboldt. (Imagem: Shutterstock) As pessoas diziam que o Kraken sempre ficava no fundo do mar e ia a superfície para buscar comida, e que, quando ele encontrava humanos, sempre havia problemas. No entanto, outros contos diplomáticos diziam que a criatura era como “a travessura do mar”, algo até mais leve do que suas histórias assustadoras. Entre essas histórias, o Kraken é descrito como uma besta gigante que captura navios cheios de homens, que eram engolidos e levados as profundezas do mar. Caso o Kraken não conseguisse puxar o navio de uma vez, ele nadaria em volta do navio até afundá-lo. Historiadores creem que realmente o mito do Kraken se originou da lula gigante, o que explicaria a descrição do “arroto” ou “cocô” emitido pela criatura. Desse modo, as pessoas podiam ter feito uma confusão quando viam a lula expelindo tinta para se proteger. A lula gigante pode ter até 13 metros, e é raramente vista por seres humanos, pois vive em águas profundas. Mesmo hoje, ainda há um grande mistério em volta dessa criatura, pois, com a imensidão do oceano, poderia sim haver um animal desconhecido para nós.

 

O morador do oceano era conhecido por afundar navios. Habitava o Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras escandinavas, em regiões repletas de peixes para saciar seu imenso apetite. Pescadores procuravam justamente esses lugares, mas fugiam ao primeiro sinal de movimentação da criatura. Uma das teorias é a de que a lenda tenha surgido com base na observação de lulas gigantes, já que em sua descrição mais comum o kraken era caracterizado como sendo do tamanho de uma ilha e possuidor de 100 braços.

A lenda do Kraken

  KRAKEN: A HISTÓRIA REAL POR TRÁS DO MONSTRO LENDÁRIO MITOLOGIA: KRAKEN postado por  Karolla  em  janeiro 14, 20 20 A lenda do Kraken surgi...